sábado, 12 de abril de 2014

Divergente

Voltei a ler a mais ou menos um mês e neste tempo pude ler cinco livros, entre eles o mais novo best seller americano. Divergente, de Veronica Roth, é uma trilogia composta por Divergente, o primeiro livro da serie, seguido por Insurgente e finalizado com Covergente. Os livros tem seus direitos aqui no Brasil ligados a editora Rocco, a mesma de Jogos Vorazes

Veronica Roth, tem 25 anos e é formada em licenciatura em escrita criativa pela Universidade Northwestern desde 2002.
Divergent foi lançado nos Estados Unidos em 2011 e chegou ao Brasil em setembro de 2012 com o título Divergente.

O livro tem como ambiente uma Chicago futurística em que a sociedade esta dividida em 5 facções distintas: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição.



A história gira em torno de Beatrice Prior que tem 16 anos e pertence a Abnegação, e terá que escolher em qual destas facções terá que viver pelo restante de sua vida. Esta escolha pode afasta-la de sua família para sempre. E é com a cabeça cheia de dúvidas que Beatrice descobre, durante seu teste de aptidão, que seus resultados são inconclusivos, pois apresenta inclinações para mais de uma facção, o que faz dela uma divergente., o que poderá te trazer muitos problemas e também ameaçar sua vida. 

Beatrice passa pela Cerimonia de Escolha e ingressar em sua nova facção Beatrice terá que passar por um treinamento e testes diversos para se tornar realmente membro desta facção. No decorre de todo o processo de inicialização Tris (como escolhe ser chamada de agora em diante) enfrenta seus medos bem como tenta descobrir quem realmente é e quer ser.

Em seu inicio o livro aparente ser um pouco parado mas com o desenvolver da história fui me prendendo aos acontecimentos e após alguns capítulos não conseguia mais parar de ler. Não direi que é um livro fantástico mas é uma ótima leitura para quem gosta de aventura, romance e ficção. Apesar de ter 504 páginas sua leitura não é massante, a narrativa segue envolvente e acaba te envolvendo no turbilhão de sentimentos que Tris passa durante o processo de inicialização. A forma como os personagens são caracterizados e exposto durante a narrativa de Tris também é um ponto forte do livro. 

Pra quem gosta deste tipo de livro tá aí uma boa opção, já comprei o segundo exemplar dessa trilogia, Insurgente, e começarei a ler logo. assim que terminar farei uma resenha. Outra boa dica é o filme que estreia na próxima semana. Também assistirei esta adaptação e postarei aqui minha opinião.


Nenhum comentário:

Postar um comentário